Tecnologia assistiva para a qualidade de vida das pessoas com deficiência


Aplicativos para comunicação ou de como encontrar lugares acessíveis também são recursos de tecnologia assistiva. #ParaTodoMundoVer: pessoa tocando com o dedo a tela de um tablet.

A tecnologia assistiva é um conjunto de recursos entre métodos, produtos e estratégias, aplicados e definidos de forma interdisciplinar, com o objetivo de oferecer independência, autonomia e qualidade de vida a pessoas com deficiência.


Essa área do conhecimento é de extrema importância, pois busca soluções para a inclusão social da pessoa com deficiência, mas também de pessoas idosas ou com mobilidade reduzida.


O propósito é conseguir compensar alguma dificuldade através desses recursos para reduzir uma incapacidade ou melhorar a funcionalidade de uma ação. Dessa maneira, são definidas metas para cada objetivo, traçada estratégias e escolhidos os produtos e metodologia para que o resultado seja alcançado.


Alguns exemplos de tecnologia assistiva são os recursos para comunicação alternativa; acessibilidade a aparelhos como celular ou computador, adaptação de mobiliário, auxílio para cegos ou visão sub-normal como alto-contraste; entre outros. Até recursos para auxiliar a fazer a maquiagem são considerados tecnologias assistivas.


No Capítulo III – Da Tecnologia Assistiva, da Lei Brasileira de Inclusão, Nº 13.146/15, o Artigo 74 garante à pessoa com deficiência acesso a produtos, recursos, estratégias, práticas, processos, métodos e serviços de tecnologia assistiva que maximizem sua autonomia, mobilidade pessoal e qualidade de vida.


Criada em 2007, a New Adapt tem como maior objetivo tornar mais acessíveis os recursos de tecnologias assistivas que auxiliem pessoas com deficiência no seu desenvolvimento e inclusão na sociedade, com a finalidade de promover melhor qualidade de vida.


A New Adapt estará na 1ª REAB - Feira de Reabilitação de Bauru, nos dias 18 e 19/5, das 8h às 18h. A entrada da feira é 1 litro de leite integral, que será doado para instituições da cidade. Mais informações pelo site: www.reabbauru.com.

#UmMundoDePossibilidades

17 visualizações

reabbauru@gmail.com © 2019 por LM&Co. 

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Ícone