Projeto "Não me esqueci de você" aborda inclusão


O objetivo do documentário é informar e sensibilizar o público sobre a inclusão de alunos com deficiência na educação básica. #ParaTodoMundoVer: Foto do rosto de uma criança olhando para baixo. Mostra o logo do documentário, uma mão com o indicador apontado para cima com uma fita amarrada.

Não me esqueci de você é o nome do documentário produzido por bauruenses sobre a inclusão de alunos com deficiência na educação básica. O objetivo do filme é informar e sensibilizar os espectadores sobre a responsabilidade social e política de incluir esses alunos na educação básica. A ideia de produzir o conteúdo veio da percepção do professor universitário, Rene Lopez, e da sua inquietação de como a inclusão tem ocorrido nas escolas. O incômodo se deu pelas barreiras e preconceitos que podem limitar o desenvolvimento desses indivíduos.


“Somos todos diferentes. Temos características, comportamentos e capacidades que são únicas e os processos educacionais ainda não levam em conta essa a singularidade do sujeito”, diz Rene. O documentário apresenta entrevistas com professores, diretores e pais de alunos dos ensinos fundamental e infantil da rede municipal de educação.


Para a produtora Paula Marques, poder dar voz aos atores envolvidos no processo educativo dessas crianças é fundamental para o avanço das políticas públicas de inclusão. “Na pesquisa para o filme, notamos que a legislação aponta caminhos importantes para que as escolas sejam receptivas para todos os indivíduos. No entanto, a falta de conhecimento sobre o tema faz com que, muitas vezes, as pessoas que poderiam ser beneficiadas pelo sistema educacional caminhem à margem dele. Nossa intenção é que o documentário desperte o interesse da sociedade e propicie a reflexão acerca dessa realidade”.


Além do Rene e da Paula, a equipe de produção do documentário é composta por mais quatro integrantes. A direção de fotografia ficou por conta de Conrado Dacax, a edição é de Bruno Jareta, o assistente de produção é Leonardo Oliveira e a consultora pedagógica é Luciana Polini Lopez.



Tecnologia e acessibilidade

Rene destaca que o documentário conta com a tradução em libras em sua versão final, considerando e valorizando o contexto da diversidade e inclusão. Além disso, o longa foi produzido integralmente com resolução 4k. “A alta definição gerou desafios no processo de captação e edição, mas propicia uma maior imersão pela nitidez e detalhamento das imagens captadas”.



O filme está no ar!

O documentário Não me esqueci de você está disponível para ser assistido na íntegra no site : naomeesquecidevoce.com.br



Novos desafios

A equipe está em processo de produção do segundo documentário Não me esqueci de você - Mercado de trabalho, que irá abordar situações enfrentadas na vida adulta da pessoa com deficiência como profissional.

50 visualizações

reabbauru@gmail.com © 2019 por LM&Co. 

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Ícone