O olhar multidisciplinar no processo de habilitação e reabilitação


O trabalho de uma equipe multidisciplinar pode contribuir para um tratamento mais amplo e completo da pessoa atendida. #ParaTodoMundoVer: várias pessoas em círculo montando juntas peças de uma quebra-cabeça.

O processo de habilitação e reabilitação de uma deficiência congênita ou adquirida, de uma patologia ou até mesmo de uma incapacidade temporária pode necessitar da intervenção de vários profissionais para atingir um melhor resultado.


O trabalho de uma equipe multidisciplinar, ou seja, um grupo de profissional de diferentes áreas elabora para a pessoa atendida estratégias terapêuticas conjuntas para proporcionar o restabelecimento de funções e movimentos prejudicados.


De acordo com a definição de alguns dicionários, a habilitação é o ato ou efeito de habilitar(-se), tornar(-se) apto, capaz; preparar(-se), dispor(-se); e reabilitação é o ato ou efeito de reabilitar(-se), restituição à condição de vida que uma pessoa tinha anteriormente. Recuperação da forma física e/ou funções motoras, após lesão ou enfermidade.


O Parágrafo único, do Artigo 16, do Capítulo II - Do Direito à Habilitação e à Reabilitação (Título II – Dos Direitos Fundamentais), da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (nº 13.146/ 2015), estabelece:


“O processo de habilitação e de reabilitação tem por objetivo o desenvolvimento de potencialidades, talentos, habilidades e aptidões físicas, cognitivas, sensoriais, psicossociais, atitudinais, profissionais e artísticas que contribuam para a conquista da autonomia da pessoa com deficiência e de sua participação social em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.”

Assim, um fator importante nesse processo de habilitação e de reabilitação é a intervenção precoce, que pode ser decisiva para o prognóstico.


A Intervenção Precoce é um conjunto serviços e apoios focados no atendimento de bebês e crianças em risco ou atraso no desenvolvimento, agregando também sua família, com o objetivo de prevenção de problemas no desenvolvimento global.



Não existe uma idade mínima ou específica para iniciar a Intervenção Precoce. Porém, quanto mais precocemente o bebê ou a criança for iniciada, maior será a possibilidade de ter sucesso no seu desenvolvimento. #ParaTodoMundoVer: imagens do atendimento de fisioterapia de bebês de risco.

A Clínica Osler - Habilitação e Reabilitação oferece uma equipe de profissionais especializada nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e pedagogia com o objetivo de promover um tratamento amplo e completo para as pessoas atendidas na busca por seu bem-estar e a saúde.


Para poder passar mais informações sobre as áreas de atendimento de habilitação e reabilitação, os profissionais da Clínica Osler estarão na 1ª REAB - Feira de Reabilitação de Bauru, nos dias 18 e 19/5, das 8h às 18h. A entrada da feira é 1 litro de leite integral, que será doado para instituições da cidade. Mais informações pelo site: www.reabbauru.com.


#UmMundoDePossibilidades

15 visualizações

reabbauru@gmail.com © 2019 por LM&Co. 

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Ícone