Luis Mateus e Andresa - Libras: que língua é essa?




#ParaTodoMundoVer: Foto de Luis Mateus da Silva Souza e Andresa Lins dos Santos


Luis Mateus da Silva Souza

Especialista em Educação Especial Inclusiva com ênfase em Deficiência Auditiva. Graduado em Letras-Português pela Universidade do Sagrado Coração de Bauru - USC. Estudante de Pedagogia. Aprovado no Exame Nacional de Certificação de Proficiência no uso e no ensino da Língua Brasileira de Sinais/PROLIBRAS (2008) pela UFSC/MEC. Atuou na Sala de Recursos para Deficiência Auditiva/Surdez no atendimento de crianças e adolescentes surdos e atuou também no ensino da LIBRAS em cursos de Graduação/licenciatura e cursos livres. Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Português/Libras do Instituto Federal de São Paulo - Campus Itaquaquecetuba e Coordenador voluntário de Projetos da Associação dos Surdos de Bauru e Região – ASBA.


Andresa Lins dos Santos

Especialista em LIBRAS e Educação Especial. Aprovada no Exame Nacional de Certificação de Proficiência em LIBRAS nas modalidades: Tradução e Interpretação e Uso e Ensino da Língua Brasileira de Sinais/PROLIBRAS (2007 e 2008) pela UFSC/MEC. Atua como Intérprete de Libras nas esferas educacional, acadêmica, política e cultural. Coordenadora da Associação de Surdos “Mãos que Falam” de Lençóis Paulista/SP e Tesoureira da Associação dos Surdos de Bauru e Região - ASBA.

Seção de entrevista – Bate-papo na REAB!

1) O que torna a Libras uma língua? Estudos linguísticos comprovam que a Libras é uma língua. No Brasil foi reconhecida pela Lei Federal Nº 10.436/2002.


2) Quais lugares devem ter intérpretes de Libras? O serviço de interpretação/tradução é essencial para que haja interação entre falantes de línguas diferentes, portanto os Intérpretes de Libras devem estar presentes em todos os espaços sociais.


3) Como é a formação de Intérpretes de Libras? Pela falta de cursos de formação, muitos começaram a atuar em contato com a Comunidade Surda. À partir de 2006 a formação de Intérpretes de Libras se dá por meio de Cursos de Graduação, de Pós-graduação e Extensão nas universidades brasileiras.


4) Quais dicas podem ser dadas às pessoas que querem aprender Libras? Busque um Curso de Libras com profissionais fluentes em Libras, indicamos a Associação dos Surdos de Bauru; e envolva-se com a Comunidade Surda.


Na REAB: Luis Mateus e Andresa são responsáveis pelo workshop "Libras - que língua é essa?"

#UmMundodePossibilidades

19 visualizações

reabbauru@gmail.com © 2019 por LM&Co. 

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Ícone