Lucas Melara - Design para Inovação Social


#ParaTodoMundoVer: Foto de Lucas Melara


Lucas Melara é Pesquisador em Design para a Inovação Social, formado em Design de Produto pela UNESP Bauru. É agente de disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU para 2030, onde se inclui Redução das Desigualdades. É Chair Designer da LM&Co. - Agência de comunicação homônima que implementa o Desenvolvimento Sustentável Local enquanto impulsiona empreendedores de pequena empresa e a Indústria 4.0 no Interior do Estado de São Paulo.

Seção de entrevista – Bate-papo na REAB!

1) Qual o papel do design no processo de inclusão e acessibilidade?

No sentido de projeto, o Designer sempre inicia suas práticas sob ótica focada no usuário. Combinando essa diretriz com as mudanças sociais e tecnológicas propostas na contemporaneidade, a pesquisa & desenvolvimento no design trazem inúmeras novidades no que tange a acessibilidade e melhoria na qualidade de vida de pessoas com deficiências.


2) Como o design pode interferir na prática na vida de uma pessoa com deficiência?

Novas próteses. Novos mecanismos pedagógicos. Formas lúdicas e interativas de buscar acessibilidade. São ferramentas fomentadas pela prática do Design, que continuamente traz tecnologias para aprimorar a qualidade de vida e se fazem de grande importância em projetos voltados para a saúde.


3) Como é esse processo de criação e pesquisa envolvendo deficiência e design?

O Designer precisa reconhecer a necessidade da multidisciplinaridade, devido suas práticas focadas no usuário. Sendo assim, entende-se que a construção projetual parte das experiências vividas pelos próprios autores da diretriz que se segue. Com esse olhar para o projeto, o designer propõe alternativas para a resolução de problemas ou criação de novos valores e produtos, onde todos os parceiros criam uma rede de apoio e impulsionamento dessas novas culturas.


4) Qual a sua opinião de como esse conhecimento pode alcançar mais pessoas com deficiência que precisam desse olhar inovador e funcional para o seu dia a dia?

Quando se olha para o modo com que a inovação é tradicionalmente disseminada, se faz necessário levar ao maior número de pessoas a informação de que existem pessoas projetando novos modelos de inclusão social e acessibilidade, para que se quebre o modelo mental que propõe a dificuldade no alcance de apoio e suporte. Pequenas ações fazem diferença para que se crie uma cultura e rede de segurança para o público em questão.

Na REAB: Lucas Melara é responsável pela palestra sobre "Inovação Social na Industria 4.0 #DesignParaMudarOMundo".

15 visualizações

reabbauru@gmail.com © 2019 por LM&Co. 

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Ícone