Ivaldo Brandão Vieira - Vice-Presidente do CPB- Comitê Paralímpico Brasileiro


#ParaTodoMundoVer: Foto de Ivaldo Brandão Vieira

Ivaldo Brandão Vieira é graduado em Educação Física CREF - 1.730-G – RJ. Graduado em Ciências Matemáticas. Especialista em Educação Física Adaptada para pessoa com Deficiência Física ou Mental – Universidade Gama Filho - RJ. Mestre em Ciências da Motricidade Humana - UCB- Universidade Castelo Branco- Rio de Janeiro. Doctorando em Ciencias de la Salud – Universidad Católica San Antonio de Murcia – España. Docente nas disciplinas Educação Física Adaptada e Atletismo no Curso de Educação Física - Universidade Celso Lisboa. Ex-Presidente da ANDE – Associação Nacional de Desportos para Deficiente. Classificador Internacional da CP-ISRA. Vice-Presidente do CPB- Comitê Paralímpico Brasileiro.


Seção de entrevista – Bate-papo na REAB!


1) Qual o objetivo do Festival Paralímpico, que, este ano, acontece em 21/9 e também será realizado em Bauru?

O objetivo do Festival Paralímpico é comemorar e mobilizar a sociedade de forma geral e todos os estados os brasileiros para o Dia do Atleta Paralímpico, celebrado na mesma data para promover a interação de crianças com e sem deficiência.

Temos hoje a certeza que o e esporte constitui uma das melhores ferramentas de transformação social. Dessa forma, democratizar a participação de crianças em atividades e esportes adaptados, reunindo crianças sem e crianças com deficiência numa mesma atividade, reforça a sentido de que é possível incluir respeitando as limitações que a deficiência apresenta.

Bauru, será um dos mais de cem municípios programados para participar do Festival Paralímpico e que irão contribuir nessa corrente de fortalecimento da inclusão através das práticas das atividades físicas e desportiva.

2) Como funciona o Programa CPB Atleta Cidadão?

É uma proposta de oportunizar o pleno desenvolvimento da cidadania do atleta paralímpico brasileiro. Ou seja, qualquer atleta que tenha participado ou que participem de competições paradesportivas, sejam elas nacional ou internacional, poderá aderir ao programa. O Programa oferece orientação para a vida do dia a dia, formação educacional através de bolsas de estudos, qualificação técnica para o mercado de trabalho e formação profissional.

3) Qual o seu balanço dos avanços e desafios do esporte paralímpico no país?

O grande avanço é a mudança de percepção da sociedade em relação as pessoas com deficiência após a realização dos Jogos Paralímpicos realizados na cidade do Rio de Janeiro, em 2016. Hoje, observa-se aberturas de oportunidades em vários segmentos laborais e sociais mostrando que essas mudanças vieram para ficar.

Os desafios do esporte paralímpico hoje é transformar essas conquistas em base sustentável para os próximos 20 anos. Essas ações, darão aos atletas que iniciam sua jornada Paralímpica e aos atletas Paralímpicos que já representam o Brasil de forma plena, segurança para que possam manter o Brasil entre as principais potencias mundiais.


4) Que mensagem deixaria para as pessoas com deficiência sobre a importância da prática do esporte?

A prática esportiva vai muito além das grandes disputas entre os diversos agentes da competição. A cada vez mais cresce a sua importância não só como ferramenta de inclusão social, mas também como carreador da promoção de saúde e um grande agente socializador, pois consegue provocar que valores tais como: amizade, coletivismo, solidariedade, cooperação, sentimentos de perdas e ganhos e fair play sejam postos em prática. Para as pessoas com deficiência em suas práticas desportivas, coaduno com a campanha do CPB de podemos mudar o impossível todos os dias. Muitas vezes o pensamos é o que nos impossibilita mudar aquilo que é possível. Utilizo uma frase memorável de Nelson Mandela para ratificar o slogan do CPB, que é “Tudo é considerado impossível até acontecer”.


Na REAB: Ivaldo Brandão Vieira participa do momento "Projeto do CPB para Tokio 2020".

#UmMundodePossibilidades

6 visualizações

reabbauru@gmail.com © 2019 por LM&Co. 

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Ícone