Eder Ricardo da Silva - Estimulação Musical na Reabilitação de Crianças


#ParaTodoMundoVer: Foto de Eder Ricardo da Silva


Eder Ricardo da Silva é Educador Musical Licenciado pela universidade do sagrado coração. Especialização em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade de Itápolis. Mestre em psicologia do desenvolvimento e aprendizagem pela Faculdade de Ciências da Unesp, Campus Bauru. Professor de Educação Musical na Escola de Educação Especial da APAE Bauru. Docente do curso de Pedagogia do Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel.

Seção de entrevista – Bate-papo na REAB!


1) Qual a função da música como recurso no processo de habilitação e reabilitação?

A música, além de ser uma linguagem artística, está inserida nas grades curriculares como conteúdo de ensino e age substancialmente na estimulação sensorial e cognitiva no processo de habilitação e reabilitação para as pessoas com deficiência.


2) E quais as áreas do ser humano ela atinge?

A música atinge o sistema nervoso central, promove neuroplasticidade e consegue estimular o cérebro mesmo durante uma audição musical passiva (sem cantar ou tocar instrumentos musicais). Além disso, promove a interação e sociabilização quando trabalhada em pequenos grupos, desenvolvendo a organização, disciplina, atenção e concentração.


3) Como é definido o "ensino musical" para a pessoa em habilitação ou reabilitação?

O ensino formal da música é garantido por lei e é definido de acordo com os conteúdos disponíveis nos documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular, os Parâmetros Curriculares Nacionais e outro específico para a Educação Infantil, a saber: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

Estes documentos são utilizados tanto na escola comum quanto na especializada. Entretanto, na escola especializada os conteúdos são trabalhados de forma adaptada às condições do aluno, garantindo o acesso à informação de maneira funcional. De modo geral, o ensino de música também pode acontecer em escolas de música, desde que o corpo docente conheça sobre desenvolvimento humano típico e atípico, estude sobre deficiências e conheça sobre adequações de conteúdo e atividades para auxiliar no desenvolvimento da pessoa com deficiência.

As atividades com música também são contempladas pela Musicoterapia. Entretanto, essa é uma terapia com a música e sons que fazem relação direta no desenvolvimento do usuário participante. O objetivo não é o ensino musical, mas os efeitos da música no ser humano.


4) Qual o papel da música na inclusão das pessoas com deficiência?

A música, assim como outras linguagens artísticas, está presente no rol de ações que promovem a inclusão das pessoas com deficiência na própria arte e cultura. O papel é levar cultura e conhecimento por meio das atividades em espaços comuns da sociedade, modificando esteriótipos e garantindo acesso. Na REAB: Eder Ricardo da Silva é responsável pelo workshop "Estimulação Musical na Reabilitação de Crianças com Atraso no Desenvolvimento".


#UmMundodePossibilidades

53 visualizações

reabbauru@gmail.com © 2019 por LM&Co. 

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Ícone