Daniela Guedes Bombini - Presidente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/ Bauru


#ParaTodoMundoVer: Foto de Daniela Guedes Bombini

Daniela Guedes Bombini é advogada e Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB – Bauru/SP.


Seção de entrevista – Bate-papo na REAB!


1) Quais os planos para sua gestão na Comissão dos direitos da pessoa com deficiência da OAB-Bauru/SP?

Auxiliar os advogados portadores de deficiência a terem mais acessibilidade, principalmente! Mas também a sociedade como um todo, na satisfação dos direitos da Pessoa com deficiência, na busca de mais respeito, visibilidade, acessibilidade!

2) Quais trabalhos a OAB tem desenvolvido relacionados à pessoa com deficiência na cidade?

Acabo de assumir a comissão e a gestão anterior fazia reuniões mais internas, para auxílio aos advogados tão somente! Pretendemos ampliar com atenção também à sociedade, como respondido acima.

3) Na sua opinião, quais os principais avanços e desafios sobre os direitos da pessoa com deficiência na atualidade?

A Lei de Inclusão foi um grande avanço, mas ainda falta muito, além de que a lei precisa agora ser aplicada! Outras leis mais específicas, como a que vai regulamentar a profissão do intérprete de libras, o projeto de lei, por ter finalizado uma legislatura em 2018 foi arquivada! Vamos ver agora os novos congressistas se irão ter interesse em propor novamente, pois é um projeto da Comissão da Câmara da Pessoa com deficiência! Outros projetos tramitam também, porém, o trâmite é bem lento!


4) Como mãe do “Super Chico”, o que você acredita que possa tornar a inclusão mais presente no dia a dia das pessoas com deficiência?

Procuro compartilhar nosso dia a dia a fim de demonstrar para as pessoas que Chico apenas precisa de um pouco mais de cuidados! Já ouvi pessoas dizerem que tinham preconceito com a deficiência antes de conhecerem o Chico, mas hoje a questão é mais natural! Antigamente, a família os escondia, hoje, onde vamos encontramos alguém com deficiência, apenas espero que o novo governo não tente retroceder nesse ponto, como vem fazendo em várias outras frentes.


Na REAB: Daniela Guedes Bombini participa do momento "Histórias de vida e inspiração".

#UmMundodePossibilidades

121 visualizações

reabbauru@gmail.com © 2019 por LM&Co. 

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Ícone