Adaptação veicular para pessoas com deficiência

Atualizado: 3 de Mai de 2019


O mercado automotivo oferece muitos recursos para facilitar a autonomia na locomoção de pessoas com deficiência. #ParaTodoMundoVer: pessoa com a mão no câmbio do carro mudando a marcha.

Para a pessoa com deficiência poder dirigir um carro é preciso algumas adaptações para favorecer esse tipo de atividade. Cada adequação feita no veículo depende do comprometimento dos movimentos e força ou nível de lesão do condutor.


Qualquer carro pode ser adaptado. Conheça alguns tipos de adaptação veicular:

Pedal adicional para acelerar com a perna esquerda - é uma adaptação feita para pessoas com deficiência ou ausência da perna direita, mas que possuem plenas condições motoras com a perna esquerda. É um pedal adicional colocado junto aos pedais originais, que fica escondido embaixo do painel caso não seja necessário o uso, mantendo a originalidade e funcionalidade do veículo apenas possibilitando uma maneira a mais de conduzir.

Pomo giratório removível - é uma adaptação para pessoas com deficiência física nos membros superiores, que facilita o manuseio do volante com uma única mão, tendo uma anatomia agradável graças a sua pega arredondada.

Acelerador e freio manual - são adaptações feitas para pessoas com deficiência nos membros inferiores que impossibilitam ou dificultam as ações de acelerar e frear o veículo utilizando os pedais originais. A adaptação não altera o funcionamento original do veículo. Da mesma forma, é apenas uma opção de uso a mais, pois o carro pode ser conduzido om os pedais originais ou através da adaptação.


Além disso, podem ser adaptados comandos dos botões de controle dos faróis, seta, vidros, espelhos e travas dependendo de cada necessidade. Esse mercado oferece inovações constantes de equipamentos, controles alternativos, elevadores, entre outros, para favorecer a autonomia da locomoção de pessoas com deficiência no dia a dia.



#ParaTodoMundoVer: foto da direção de um carro e da empresa Prontomatic.

Em Bauru, a empresa Prontomatic, fundada em 2001, é especializada na manutenção da transmissão automática e automatizadas e também na adaptação de veículos para pessoas com deficiência.


O proprietário e também técnico mecânico, Anderson Petenuci, ao vivenciar as dificuldades de seu pai, que possui uma deficiência, acompanhou as limitações de serviços específicos. Assim, criou uma empresa voltada exatamente para o segmento automotivo para realizar a adaptação veicular com o objetivo de contribuir para a independência da pessoa com deficiência e também auxiliar na manutenção do carro automático, necessário nesses casos.


A Prontomatic estará na 1ª REAB - Feira de Reabilitação de Bauru, nos dias 18 e 19/5, das 8h às 18h. A entrada da feira é 1 litro de leite integral, que será doado para instituições da cidade. Mais informações pelo site: www.reabbauru.com. #UmMundoDePossibilidades

0 visualização

reabbauru@gmail.com © 2019 por LM&Co. 

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Ícone